Não são apenas os humanos ou alguns primatas os únicos seres capazes de imitarem
Os cães são capazes de imitar expressões uns dos outros em poucos segundos. Esta é a mais recente conclusão de um estudo da Universidade de Pisa, na Itália. Segundo a pesquisa, está não é apenas uma característica humana ou de alguns primatas, como os chimpanzés e orangotangos.
Publicado na revista Royal Society Open Science, o estudo indica que esta nova capacidade canina surge por influência do homem e assume-se como uma forma de empatia básica entre os cães. A investigação, realizada no Museu de História Nacional da universidade italiana, revela que, tal como as pessoas (que imitam, ou retribuem, um sorriso em meros segundos) também os cães conseguem responder com emoções e gestos uns aos outros. Trata-se de uma “compreensão emocional”.
“Esta característica é involuntária, automática e ocorre em uma fração de segundos”, explicou à BBC Elisabetta Palagi, uma das mentoras do estudo, destacando que “um cão, quando se encontra com outro, pode entender o seu estado de espírito, ao imitar a sua expressão e o seu movimento corporal”.
O estudo teve por base a análise de um vídeo com 50 horas em que cães apareciam brincando em um parque em Palermo.
Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/
Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes

Nenhum comentário:
Postar um comentário